Deviation Actions

Adhago's avatar

Projeto casa conteiner ecologica

By
Published:
826 Views

Description

Autor: Wyllian H. Kohn


Projeto para o Concurso Cultural Arquitetando um Mundo Sustentável, promovido pela Arquitêta, Corel Brasil e BrasilART na categoria " projeto" , com o tema " Residência unifamiliar".

Projeto casa contêiner ecológica

É possível ter uma residencia de alto padrão, ecologicamente correta e com um preço acessível? sim é possível.
Trata se de uma residencia de aproximadamente 130m² de área interna mais 80m² de deck de madeira.Com 3 quartos sendo uma suite, cozinha ampla integrada com a sala, escritório, área de serviço, garagem para 2 carros, piscina com cascata e muro de vidro.

O projeto é uma residencia unifamiliar sustentável, utilizando contêineres re-aproveitados para a construção da residencia, já que o contêiner tem uma vida útil de utilização transportando cargas em navios,após o termino da vida útil uma alternativa barata e sustentável é o uso na construção civil. Mas não é apenas isso que torna a residencia sustentável, a residencia conta com sistema de captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos, são 30 painéis que cada um produz cerca de 17,5 kwh/ mês sendo um total de 525 kwh/ mês, sendo que o consumo médio de uma residencia de 3 a 4 pessoas é de 240kwh/ mês. A residencia também conta com um sistema de captação de aguá da chuva, reduzindo o consumo de aguá em 60% aproveitando a aguá de chuva para fins não potáveis,tais como irrigação,vaso sanitário e etc. A iluminação natural dentro da residencia também foi projetada para reduzir o consumo de energia.

Os materiais e revestimentos usados na residencia são todos ecologicamente corretos de acordo com a iso 14001, os moveis também estão de acordo com a iso 14001, sendo tirados de áreas de reflorestamento e com produção ecologicamente correta. No muro e garagem foram utilizados tijolos ecológicos respeitando o projeto sustentável da residencia,que também contará com uma lixeira ecológica externa para a separação de materiais recicláveis.

O custo da obra para construir a residencia é 35% menor do que uma residencia convencional, e ainda é uma residencia de alto padrão e ecologicamente correta.

link para assistir a vídeo maquete do projeto -> [link]
© 2012 - 2024 Adhago
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In